Destinos Nacionais, Fernando de Noronha, Pernambuco

As 10 melhores praias de Noronha

25 de outubro 2021
As-10-melhores-praias-de-Noronha

Nem todas as praias são possíveis para o mergulho, pois algumas estão localizadas em área de preservação ambiental, muitas espécies se reproduzem e forma-se um berçário natural.

Muita gente pergunta da temperatura da água. Não é quentinha, como tradicionalmente as águas nordestinas, mas é uma temperatura gostosa.

As praias do mar de dentro são: Praia do Porto de Santo Antônio, Biboca, Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Sancho, Baía dos Golfinhos e Ponta da Sapata. As Praias do mar de fora são: Leão, Caracas, Sueste, Atalaia, Caeira, Buraco da Raquel e Ponta do Air France.

1) Praia do Sancho

Eleita a mais bonita do Brasil e 5 vezes a melhor do mundo!

O acesso pode ser feito por duas formas: (1) por barco coletivo, os únicos que possuem autorização do ICMBio para entrar nessa área controlada. No entanto, pelo mar não se pode nadar até a areia, em razão da barreira de corais.
(2) por aquela conhecida escada no meio de uma fenda na pedra, com entrada pelo Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha para a Baía do Sancho. Já viu?

Dá um certo pavor, mas não pense nisso. Olhe para o lado que você verá pessoas com crianças pequenas descendo. Isso vai te encorajar! Foi assim comigo! 

A escada, no trecho mais difícil, tem apenas 21 degraus. Foque nisso e vá contando para distrair. Funciona também! Risos!  Depois, haverá uma pequena passarela e mais uma escadinha vertical. Essa, com menos degraus. Em seguida, uma escada normal até a areia. Ao todo, são 208 degraus.

Pronto! Chegou no paraíso! Role na areia e faça o snorkel no canto direito da praia. Arraia na beira do mar, só para ter noção. Vale cada degrau!

Só há uma escada, então tem horário definido e controlado de subida e descida. Não pegamos fila, porque fomos na parte da tarde, mas dizem que pela manhã fica cheio.

Uma dica se chegar fora do horário, siga até o Mirante Dois Irmãos, por 300 metros. Caso tenha fila para descer a escada, melhor aguardar.

2) Baía dos Porcos

Difícil escolher entre essa e a Praia do Sancho. Na maré baixa, forma lindas piscinas naturais e, se o sol vier com força total, a cor da água é verde clara. Uma coisa linda!

O acesso é feito pelo canto esquerdo da Praia da Cacimba do Padre. Uma escadinha de 5 minutos.
Fique atento à maré, pois, depois que sobe, some o acesso pela areia.

3) Cacimba do Padre

Onde está o Morro Dois Irmãos. A praia tem estrutura com barracas e ombrelones, além de serviço de bebidas e comidinhas. O Rodrigo, meu filho, elegeu como a preferida, porque tinham muitas ondinhas boas para furar.

Na época de swell é a preferida dos surfistas. Muitos campeonatos de surf rolam por lá.

Para tirar a foto cartão-postal de Noronha, acesse a escadinha no canto esquerdo da ilha e em 5 minutos estará na vista maravilhosa. Essa praia também dá acesso à Baía dos Porcos.

Fotos escadinha para o Mirante e Baía dos Porcos, subida lado direito, subida lado esquerdo

4) Porto Santo Antônio

É a praia de onde saem os barcos para passeio. Em princípio, parece uma praia sem nenhum atrativo, no entanto foi a que vimos a maior quantidade e variedade de espécies. Desde peixinhos coloridos, até tubarão lixa. Além disso, há um navio naufragado bem próximo à praia (no canto esquerdo). Basta seguir as bóias. Assim, torna-se um grande atrativo para os apreciadores do snorkel e para as crianças.

5) Conceição

Uma praia que oferece uma boa estrutura, principalmente se estiver com crianças. Há barraca com cadeiras, stand up e caiaque. O restaurante Duda Rei tem serviço na areia com drinks e petiscos.

Além disso, há o Morro de Fora separando da Praia do Meio. Na maré baixa, é possível ir caminhando pelas pedras até a piscina natural que fica na ponta do lado direito.

6) Do Cachorro

Uma praia mais popular e frequentada por turistas e moradores da ilha, no estilo Copacabana. Possui muitas mesinhas com cadeiras e serviço de restaurante. Acessada pela Vila dos Remédios, pela escada ao lado esquerdo do Bar do Cachorro.

No canto direito da praia, é possível chegar na piscina natural Buraco do galego, que ficou famosa depois que a Bruna Marquezine fez foto com o Neymar, como disse acima quando falei das piscinas. Além dessa, há a da Lasca da Velha, do mesmo lado.

Outra foto bonita é no coqueiro, logo na entrada da praia.

7) Do Meio

Entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição, onde fica o Bar do Meio, perfeito para o pôr do sol.

8) Sueste

Localizada no extremo oposto do Porto, no “mar de fora”. Vimos muito sargaço, mas nem por isso perde a beleza. As águas são calmas e transparentes. O mergulho de snorkel é permitido somente com equipamento para preservação dos corais e do lado direito.

No centro é possível o banho de mar sem equipamentos. No canto esquerdo, muitas espécies de tubarão se reproduzem e são grandes berçários da espécie. Assim, não é possível mergulhar. Dizem que desde o início do monitoramento já houve um incidente grave no local, depois que um turista foi atrás de tubarão para fotografar com pau de selfie.

Nós mergulhamos na praia sem problema. Como dizem por lá: “Nós não fazemos parte do cardápio de tubarões”. Eles se alimentam de peixes e atacam somente quando se sentem ameaçados. Vale dizer que estão em ambiente ecologicamente equilibrados.

9) Boldró

O acesso para chegar é bem precário. Fomos de buggy. O mar é um pouco mais agitado do que nas outras. Uma extensa parte de areia com rede de vôlei, mas sem estrutura. Quando fomos estava vazia.

10) Praia do Leão

Uma das mais isoladas da ilha e principal ponto de desova da tartaruga-verde entre os meses de dezembro a maio. Considerada uma das mais perigosas, pois está sujeita a fortes correntes marítimas. Além disso, na maré baixa é possível ver as bancadas de recifes.

Organize a sua viagem com a ajuda de nossos parceiros
Deixe o seu comentário
Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post