Croácia, Hvar

Hvar: A ilha da festa e da alegria! No verão, só dá ela!

15 de agosto 2020

Banhada pelo Mar Adriático e localizada na costa da Dalmácia. É uma pequena ilha com 4 cidades: Hvar (a maior cidade), Stari Grad (onde ficam os campos de lavanda; é considerada Patrimônio Mundial da Unesco), Jelsa e Sucuraj. Apesar de ser pequena é a mais extensa da Croácia.

Se você gosta de festa, alegria e badalação, esse é o seu lugar! Se quer aproveitar com a família, siga o dia nas praias, passeios de barco e atrativos. Fomos com as crianças e elas amaram! Alguns lugares são mais voltados para azaração e drinks, como, por exemplo, o pôr do sol no Hula-Hula. Nós fomos, mas não ficamos até tarde. Todas as tribos convivem super bem na ilha!

Como chegar?

Pegamos o catamarã em Split. Um passeio super gostoso e confortável de cerca de 1 hora. Nós compramos os tíquetes assim que chegamos em Split. Para horários e preços, consulte o site da empresa Jadroliniya. Não é muito recomendado colocar o carro no barco para a travessia, em razão das filas gigantescas, principalmente no verão, e das poucas vagas.

Onde ficar?

Nos hospedamos no Hotel Pharos Hvar Hotel (fica 15 min de subida e caminhada do porto). O Hotel é bem moderninho, com azulejos no banheiro do artista Roy Lichtenstein, que amo (arte com história em quadrinhos, bem colorida). Pausa para explicar o hotel: tinha despedida de solteiro, família, LGBT; enfim, todos juntos e misturados, convivendo muito bem. A piscina era uma grande festa no happy hour, onde todas as tribos confraternizavam. Os atendentes sempre prestativos. Comidinha gostosa… café da manhã em mesas grandes para compartilhar… bem no clima da ilha. Se você gostar dessa atmosfera, esse é o hotel!

Quantos dias?

Ficamos 3 dias inteiros e foi o suficiente. Se você pensa em fazer um bate volta de Split, não recomendo. É para curtir e aproveitar, especialmente se estiver com crianças. Se quiser fazer um checklist, fique pela cidade e caminhe por ali.

Tudo acontece cedo! As pessoas acordam e seguem para os passeios de barco, ficam na piscina do hotel para um happy hour e depois partem para a noitada. Muitos emendam praia – pôr do sol – noitada. Saímos do restaurante por volta das 21:00 e pareciam 4:00 da manhã. Assim, melhor sair para jantar cedo se estiver com kids.

Fizemos essa viagem com uma família de amigos. As crianças tinham a mesma idade. A minha amiga teve a carteira com dinheiro e passaporte furtada em Split quando íamos para o ferry.

Chegamos em Hvar e fomos direto à delegacia, com a esperança de que o passaporte fosse descartado e devolvido. A impressão foi de que isso era comum por lá. Enquanto estávamos na delegacia, num ambiente que não se parecia como uma, observamos a movimentação e o entre e sai de policiais à paisana. Eram policiais de todas as idades e muitos estavam com roupa de praia, parecendo legítimos turistas. Como a ilha é procurada por muitos jovens, seja para a badalação, despedida de solteiro etc., é preciso um controle maior.

Passeios de barco: é fácil de contratar na marina em que chega o ferry. No verão, reservamos de um dia para o outro um passeio privativo. Quando se está com crianças ou com alguém como eu, que não se sente totalmente confortável ou não gosta muito de barco – adoro o mar, as ondas, mas fico apreensiva em mar aberto –, a programação com antecedência ajuda.

Fizemos o passeio pela Gruta Verde, Gruta Azul, Vis, Mlini Bay, Palomiza, ilhas Pakleni e Praia Carpe diem. Essa praia Carpe Diem é estilo balada. Não é recomendável para crianças, por isso passamos só de barco e nem paramos. Se você quiser aproveitar essa praia, tem um barquinho que vai diretamente até lá.

O que fazer?

1) Fortaleza Spanjola: uma linda construção, no ponto alto da colina, origem do séc. XVII. É uma subida tranquila (20 minutos) e do caminho é possível apreciar a vista da cidade. Sua arquitetura e história são extremamente interessantes e valem a visita. Se programe para ver o pôr do sol no verão. A entrada custa 30 km;

2) Catedral de Hvar;

3) Passeio pelo centrinho e ruazinhas – muito gostoso passear pela Riva e chegar na praça de Santo Estevão à noite, onde há a catedral de mesmo nome. O chão é de mármore, o que a faz mais bonita. Várias ruelas pela praça que valem a pena entrar e se perder. Os restaurantes ficam por ali;

4) Passeios de barco – Gruta Verde, Gruta Azul, Vis, Mlini Bay, Palomiza, ilhas Pakleni e Praia Carpe Diem;

5) Stari Grad – montanha com os campos de lavanda (em julho fica fechada);

6) pôr do sol no Hula Hula – é um lugar de balada com uma energia pra lá de especial. Depois do pôr do sol vira um festão. Fomos caminhando com as crianças até lá, beirando o mar. Não ficamos para o festão, porque estávamos com elas;

7) Monastério Franciscano do século XV, localizado em frente à praia de Lučica Beach.

Outras praias:

Caminhando pela Riva, você vai ver pequenas praias. 
Hula Hula Beach Club – em frente ao bar 
Pokonji Dol – possui uma estrutura com restaurante. O caminho até lá é por trás do Monastério, pela rua Ivana Vucetica.
Paklinski Otoci – um conjunto de umas 20 ilhotas situadas bem em frente à Hvar, é considerada a parte mais bonita de Hvar.
De leste, a oeste, os pontos mais interessantes são: Jerolim, Stipanksa (ambos têm áreas de nudismo), Zdrilka, Palmizana e Vlaka.
Passeios fora do circuito:
Para os amantes do vinho e da gastronomia, Hvar apresenta passeios off-road, levando-o pela interessante paisagem da ilha, onde campos de lavanda, vinhedos e pomares de oliveiras encontram as rochas áridas da Dalmácia. Indico os vinhos da uva dignac. Achei maravilhosos!

Onde comer?

A gastronomia local, assim como de toda a Croácia é especialmente rica em peixes, frutos do mar à moda mediterrânea e, pouca carne.

Um restaurante super recomendado é o Dalmatino e, por ser muito concorrido, deve fazer a reserva com antecedência. Não deixe de ir. O atendimento é ótimo, a comida nem se fala, são atenciosos com as crianças.

Outro restaurante que gostamos foi o “Passarola”. A comida variada. Peça para ficar no terraço, que é uma delícia. Sensacional para um drink também.

O site oficial de Hvar é: www.hvarinfo.com

Então, resumo das dicas:
– Se você quer balada: Hula Hula e Carpe Diem;
– Se você quer um programinha “family”: jantar no Dalmatino e no Passarola (um terraço com um visual show);
– Ah! Para todos: passeio de barco pelas ilhas, claro!

Se eu amei? Amei muito! Good vibes total!

Organize a sua viagem com a ajuda de nossos parceiros
Deixe o seu comentário
Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post