Sou apaixonada por Búzios desde que me entendo por gente. Frequentei na infância, adolescência e agora com os meus filhos. É um lugar que agrada a todos. Praias exuberantes, um pôr do sol dos mais lindos que já vi, bares e restaurantes estilosos e uma vibe de não deixar a gente ir embora. Aqui, coloco todas as dicas para você conhecer Búzios, dos lugares mais óbvios aos mais secretos.
Não é à toa que Brigitte Bardot se apaixonou pelo balneário em 1964, onde viveu durante 4 meses. Este fato provocou a descoberta de Búzios, pois a imprensa divulgava a rotina da atriz por lá. A visibilidade repercutiu no mundo todo e muitos estrangeiros passaram a incluí-la no roteiro.
A Prefeitura de Búzios criou a Orla Bardot em sua homenagem e colocou uma estátua de bronze em tamanho natural. Além disso, o cinema da cidade tem o nome de “Cine Bardot”. A foto com Brigitte se tornou um clássico e, claro, que fui lá posar com ela. Vá até a Praia da Armação, entre o final da Rua das Pedras e a Praia dos Ossos.
Como chegar?
Está situada a apenas 2:30h (177 km pela BR-101) do Rio. De São Paulo são 610 km (cerca de 8h) pela BR-116 e de Belo Horizonte são 580 km (cerca de 7horas) pela BR-040.
Melhor época para ir?
Do réveillon ao carnaval é o período mais procurado. Prepare-se para o engarrafamento e para a cidade cheia.
Os meses de março e maio são de calor e o balneário fica mais tranquilo.
Em junho começa a esfriar. Os meses de julho e agosto são de muito vento.
De setembro a novembro é possível aproveitar as praias, que ainda não estão muito cheias.
Quantos dias?
Depende do que você vai querer fazer na cidade. Se quiser conhecer rapidamente e curtir uma praia, basta um final de semana. Se a sua intenção for relaxar e aproveitar as férias, fique o tempo que quiser e puder.
Onde se hospedar?
As regiões para se hospedar em Búzios são várias e a melhor escolha vai depender do que você procura: badalação, sossego, ambiente familiar, luxo, entre outros. Há hotéis para todos os gostos e bolsos.
A região da Praia Rasa é mais longe do Centro, com casarões e valores mais em conta. Se busca tranquilidade e dias calmos, recomendo essa praia.
Pousada Villa Rasa: decoração rústica e instalações de luxo, que podem ser voltadas para o jardim ou para praia. Av. José Bento Ribeiro Dantas, 299 Praia Rasa.
Aretê: novo complexo, entre a Praia Rasa e Manguinhos, em Baía Formosa. Alameda Andorinhas – Lot. Praia Baia Formosa. www. Alameda Andorinhas – Lot. Praia Baia Formosa.
O novíssimo Apuã Concept, com apenas 12 quartos, está localizado na areia e tem uma área de 28.000 metros quadrados. Excelente para a família. Rua Rancho Grande nº 13, Manguinhos. Central de reservas: (22) 2623-1196 (direto); Rio de Janeiro (21) 2018-0347; Buenos Aires (11) 5217-0771; WhatsApp: (22) 5217-0771.
O bairro de Geribá é o mais procurado, devido à praia com o seu nome, que é a mais badalada. Por ter uma grande demanda, há muita oferta de hotéis, pousadas e casas para aluguel de temporada.
Pousada Corais e Conchas. Para família, principalmente para crianças pequenas. Uma boa recreação, comidinha infantil, quartos confortáveis e uma área externa com parquinho. Você pode ficar em uma mesinha na piscina e ter uma visão completa da área, sem perder de vista o seu filho. Rua Balzac, 15. Telefones: (22) 2623-1616 / (22) 2623-6448 / (22) 2623-1275/ (22) 2623-1050; (22) 98114-1715 WhatsApp ou e-mail (reservas@coraiseconchas.com.br).
Além dessa, há a Tangarás, uma pousada mais compacta, do mesmo grupo da Corais e Conchas, com quartos confortáveis e próxima à praia. Rua dos Namorados nº 4. Telefones: (22) 2623-1616 / (22) 2623-6448 / (22) 2623-1275/ (22) 2623-1050; (22) 98124-9645 WhatsApp ou e-mail (reservas@tangaras.com.br).
Se você quer pé na areia, recomendo a Mar à Vista ou a tradicional Gravatás. Mar à Vista – Rua Gerbert Perissé nº 276. Telefones: (22) 2623-2130, (22) 2623-4278 e (22) 98822-2131 (whatsapp).
Gravatás – Rua Gerbert Perissé nº 67. Tradicional na região de Geribá. Telefones da central de reservas: (21) 2431-4334 e (21) 2430-3419.
Se você quer ficar no burburinho, próximo ao Centro e à Rua das Pedras, sem pegar o carro, busque as praias da Armação e dos Ossos. Preciso dizer que o point agora é o Porto da Barra, um polo gastronômico com vários restaurantes e barzinhos para quem quer assistir ao pôr do sol tomando um drink. Veja mais abaixo o que fazer.
Aluguel de casas: as casas da Praia de Manguinhos são localizadas em condomínios de luxo, costumam ser mais caras devido ao conforto que oferecem e sossegadas. Muitas famílias procuram esse tipo de hospedagem. Indico o site www.buziosaluguetemporada.com e a plataforma www.airbnb.com.br.
Onde comprar?
Para quem quer comprar peixe, chegue cedo, pois, por volta das 11:00, as boas opções já se esgotaram.
A Rua das Pedras é uma boa opção para levar lembrancinhas ou para quem quer só passear. Muitas lojas fecharam com a pandemia e ficou mais esvaziada.
O Porto da Barra oferece lojinhas transadas e galerias de arte. Para quem quer comprar o peixe fresquinho, chegue nas peixarias de lá, pois, por volta das 11:00, as boas opções já se esgotaram.
Bazar baratinho (ao lado da igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós): várias coisas de casa, utilidades domésticas e de praia/piscina.
Esqueceu o biquíni, a sunga, a blusa de proteção para as crianças? Vá no Girão. Uma loja especializada nesses artigos de praia.
Supermercados com produtos exclusivos e delicatessen: Golden Market (frios, queijos e vinhos) e Duo Market.
Caixa eletrônico: você encontra Banco24Horas no Shopping N1, que fica no início da Rua das Pedras, e nos supermercados Princesa e Extra.
Uma pergunta que não quer calar para quem aluga casa: levo as compras ou deixo para comprar em Búzios? Se você vai em alta temporada ou em feriado, recomendo levar o principal, pois pode encontrar os supermercados abarrotados ou com itens em falta. Se não for, pode mandar entregar na casa. Atenção: verifique se o endereço consta na possibilidade de entrega antes de fazer as compras.
Roteiro de praias
Como toda boa carioca, levanto a bandeira de que “a vida fica melhor na praia”. Búzios tem praias maravilhosas para todos os gostos. Então, aproveite o nosso roteirinho e deixe um comentário com a sua favorita.
- Geribá – é a mais concorrida. A começar pela caminhada e corrida logo cedinho. Na maré baixa, a areia fica dura, ideal para a prática desses exercícios. Possui ondas com bancos areia. Ótima para quem gosta de surfar. Por lá, há várias escolinhas de surf para a garotada. No canto esquerdo as ondas são mais calmas e venta menos. Do meio da praia para o canto direito, as ondas são maiores. Há quiosques e barracas na areia, mas para utilizar é preciso pagar uma taxa ou consumir um valor mínimo.
- Manguinhos – é uma praia de mar tranquilo. Normalmente, venta muito, atraindo a galera do kite surf e da vela. Inclusive, há o Búzios Vela Clube e o The Search House, oferecendo kite e canoa havaiana. À direita desses clubes se localiza o Porto da Barra, ideal para ver o pôr-do-sol no final da tarde. É o novo, nem tão novo assim, point gastronômico. Vários barzinhos e restaurantes com lounges virados para praia, permitindo uma boa visão do espetáculo. Há também o famoso pastel do Gordo, que vai bem com um chopinho.
Desse cais saem os barcos para passeio privativo pelas praias. Agende com antecedência no próprio local. Vou deixar as dicas de passeios e o contato do nosso parceiro Alexandre (WhatsApp: (22) 99962-0180).
Esta praia tem umas algas próximas ao canto direito, o que afasta muita gente do mergulho. Aliás, preciso dizer que as crianças tiveram uma coceira no corpo, mas sanada após o banho com água doce corrente. No entanto, caminhar e mergulhar do meio para o canto esquerdo, perto de Baía Formosa, é uma delícia. Me apaixonei por essa praia, depois que passamos a temporada da pandemia por lá. Todos os dias ia caminhar ou correr, admirando a beleza do mar e das casas.
- Ferradura – é uma praia menor, mas não menos cheia. O mar é tranquilo, pois fica dentro de uma baía. Há SUP, banana boat e outros atrativos na água. Tem uma estrutura com bares, principalmente no canto esquerdo. Ótima para famílias com crianças.
- Ferradurinha – uma praia bem pequena, que fica em uma enseada linda, porém é lotada de quiosques e de turistas. Para chegar é preciso seguir uma trilha pelo canto esquerdo de Geribá. Por ser estreita, aconselho deixar o carro no final da praia de Geribá e seguir a pé. O mar é calminho. Durante a semana e com pouca gente, é possível ver muitas tartarugas. As pedras ao redor formam uma bonita paisagem. Muitos vão para nadar e atravessam até a Praia dos Amores. Esse percurso pode ser feito pelas pedras, também.
- Tartaruga – possui uma pequena extensão de areia, com mar sem ondas. Ideal para crianças e famílias. Muitos quiosques e restaurantes para almoço. Além disso, alugam caiaque e SUP. Há uma trilha de Manguinhos até a Tartaruga (veja em o que fazer em Búzios).
- As praias da Foca e do Forno ficam mais afastadas e é preciso carro para chegar até a areia. Na maré baixa, formam lindos recantos com piscininhas naturais. Logo cedo é possível ver tartarugas. São praias frequentadas por moradores e os turistas pouco visitam, mas vale a ida.
- A praia Brava, onde estão os Beach Lounges de luxo. Se você quer dar um mergulho e sentar em um restaurante com uma boa gastronomia, tomando uma champagne gelada, esse é o lugar. Na parte de restaurantes, recomendo o delicioso Rocka, com essa vibe! A praia em si possui dois lados. O esquerdo oferece um mar mais forte e onde ficam os restaurantes. Para chegar no canto direito, você precisa atravessar as pedras (muito tranquila a travessia) e o mar é mais calmo. Há uma ou outra barraca vendendo alimentos e bebida, além do aluguel de cadeiras.
- Azeda e Azedinha são praias paradisíacas. Para chegar até elas, é necessário pegar o táxi boat na Praia da Armação, localizada no centro de Búzios. É acessível também por uma pequena trilha. As duas costumam ficar cheias, principalmente na alta temporada, por isso chegue cedo para pegar um lugar.
- João Fernandes e João Fernandinho são as preferidas dos turistas estrangeiros. Ficam cheias, mas possuem uma faixa maior de areia. Além disso, quiosques compõem a estrutura para servir drinks e petiscos na areia. Inclusive, há serviço de bar para quem está no barco. Possível chegar de carro também, mas há pouca oferta de estacionamento.
- Tucuns é uma praia mais afastada, de ondas grandes, correntes e mais perigosa, mas muito bonita e selvagem. Por ter uma extensão grande de areia, as pessoas se posicionam mais afastadas uma das outras. Não possui muita estrutura. Tem um ou outro quiosque. Uma praia muito procurada por surfistas.
- Olho de Boi: a praia de nudismo da região. O acesso é pela praia Brava. A praia é muito bonita e selvagem, mas só pode entrar sem roupa.
- Praia da Armação e Praia dos Ossos: são as duas praias do centro, no fim da Rua das Pedras. De lá, saem os barcos para a praia da Azeda, onde fica a estátua da Brigitte Bardot.
O que fazer?
Como já disse, as praias são o ponto alto de Búzios. Então, vale a pena conhecer mais de uma.
1) Passeio de barco: pelas praias e até a Ilha Feia, que de feia não tem nada. O nome se deve a um raio que caiu de um lado da ilha e, em consequência, não cresceu vegetação. Enquanto que no outro lado há densa vegetação. Esse contraste dá o toque de beleza no local. O barco pode ser contratado diretamente na praia da Armação, que fica no Centro do balneário ou no cais do Porto da Barra. Indico o barqueiro Alexandre, que sempre nos acompanha. Whatsapp: (22) 99962-0180.
2) Pôr do sol no Porto da Barra: na praia de Manguinhos é deslumbrante. A vibe é ótima! Vários barzinhos e restaurantes de frente para a areia com uma vista privilegiada para o espetáculo. Se não quiser sentar, tem o famoso pastel do Gordo, com um chopinho.
Rua das Pedras: uma volta na Rua das Pedras – clássico passeio de Búzios desde os meus tempos de adolescente. Para quem não conhece, vá de sapato baixo e look praiano, e nada de sapato alto e brilhos. O vai e vem é para ver lojinhas, azarar, tomar um sorvete ou jantar. Não vá durante o dia, porque não tem nada. O movimento é todo à noite!
3) Trilhas:
Da Praia da Ferradurinha para a Praia dos Amores: pelas pedras ou nadando.
Da Praia de Manguinhos para a Tartaruga: saindo do Porto da Barra para o lado direito, uma caminhada pela praia, passando pelo mangue, haverá uma placa e uma escada indicando o caminho. Bem fácil. Ficar atento à maré baixa, ideal para o passeio.
Ponta do Pai Vitório: é uma trilha pequena, mas íngreme. Não é recomendável para as crianças. A vista é um deslumbre. Muitos turistas ainda não conhecem.
4) Passeios fora do circuito:
Mangue de Pedra: Em Búzios se encontra um dos três manguezais de pedra existentes no mundo, que está localizado entre a Praia da Gorda e a Ponta do Pai Vitório. Os outros dois ficam no Recife e no Japão. Tem uma reserva ecológica muito importante, com vegetações típicas deste tipo de espaço, e é um berçário natural de várias espécies de plantas e animais. São caracterizados como um ecossistema de transição entre os ambientes marinho e terrestre.
O fenômeno raro acontece sem a presença de rio para o aporte de água. Se dá em razão da água doce subterrânea, proveniente da água da chuva que abastece o mangue. Este lençol de água flui pelos cascalhos, areias e lamas das encostas.
No mangue de pedra da Praia da Gorda foram identificadas duas situações: nascente na encosta e descarga de água doce na base da praia, segundo informações da placa do local.
Mesmo tendo frequentado Búzios a minha vida inteira, não conhecia.
Praia da Foca: é uma praia pouco procurada pelo turistas, mas na maré baixa forma lindas piscinas naturais. Além disso, é possível ver tartarugas.
Praia Olho de Boi: a praia de nudismo da região. O acesso é pela praia Brava. A praia é muito bonita e selvagem, mas só pode entrar sem roupa.
Canoa havaiana no The Search House: em Manguinhos. É uma atração diferenciada para as crianças. Fica pertinho do Búzios Vela Clube. O mergulho na Baía Formosa, canto esquerdo da praia, é uma delícia, porque não tem as algas que ficam próximas da areia mais para o centro e para o lado direito da praia.
Morro das Emerências: o morro mais alto de Búzios, com 173 metros de altura, onde há ponto para voo de asa delta e parapente. A trilha é de fácil acesso e dura cerca de 40 minutos. Pode ser feita pelo canto direito da Praia de Tucuns ou por José Gonçalves. Fomos por Tucuns e paramos o carro na subida.
Localizada no Parque Estadual da Costa do Sol, uma reserva ecológica. Uma vista paradisíaca da praia de Tucuns em meio à vegetação repleta de cactos. Pasmem! Integra uma das mais importantes reservas de Pau-Brasil do Estado do Rio de Janeiro. Você pode encontrar bicho preguiça e macaco prego. Muito legal!
José Gonçalves: um bairro que tem uma praia selvagem e pouco visitada pelos turistas. O acesso é feito por uma estradinha de barro. Lá, você vai encontrar uma trilha curta e de fácil acesso para o Morro das Emergências, que tem uma vista linda. O nascer do sol é fantástico.
Rio Uma: próximo ao Mangue de Pedra. Está em evidência atualmente, porque há um impasse na região. Querem que o esgoto seja eliminado no rio.
Búzios com crianças
Um destino que é um sucesso com a turminha. Anote os programinhas diferentes, muito além da praia, para fazer com eles. Os meus assistentes, meus filhos Mariana e Rodrigo, que entendem do assunto, prepararam. Eles vão vibrar muito!!!
Canoa havaiana: sai da Praia de Manguinhos no The Seach House. Tem lugar para 6 pessoas! Experiência de pisar no mangue e brincar de areia movediça. Além de ser uma aventura super segura.
Radical Parque: são várias atividades como tirolesa, kart, boliche, paintball. Sucesso com a criançada. Para não enfrentar fila, compre pelo site!
Pista de skate: localizada na Rua Alves Bezerra, no lado esquerdo de Geribá. A galera se reúne no final da tarde para praticar e olhar a turma que manda bem. Depois, tem picolé ao lado.
Trilha Praia de Manguinhos até a Tartaruga: uma trilha de fácil acesso, com duração de 30 minutos, passando pelo mangue. Divertida! Canto direito da Praia de Manguinhos. Ir na maré baixa!
Aula de surf e body board na praia de Geribá. São vários ao longo da beira do mar. Você pode contratar na hora ou reservar para o dia seguinte.
Passear na Rua das Pedras: eles adoram tomar sorvete, comer pizza e ir na famosa creperia Chez Michou.
Passeio de barco pelas praias com churrasco a bordo, mergulho de macarrão e grande possibilidade de ver tartaruga. Eles sempre gostam! Indico o Alexandre WhatsApp: (22) 99962-0180.
Onde comer em Búzios?
- Gisele – temos um carinho especial por esse restaurante. Sempre que chegamos em Búzios, inauguramos a temporada com um almoço por lá. Sabe aquela comidinha caseira que lembra colo de mãe? Pois é! O pastelzinho de angu ou de queijo para começar. Depois, a moqueca ou o peixe crocante. Cerveja sempre gelada. Finalizamos com docinho caseiro de goiabada com queijo. Muito bom para as crianças. A Gisele é mineira, então imagina a comida. Ah! O preço não é barato.
- Bar do Zé – um clássico. Mantém o mesmo padrão de atendimento e dos pratos há anos. Fica no final da Rua das Pedras. A comida é contemporânea, uma grande variedade de pratos, incluindo frutos do mar, carnes e massas. Somos fãs. Adoro o camarão com molho de laranja e arroz com amêndoas e o ceviche de salmão.
- Rocka – Sabe aquele lugar que você não quer ir embora? Você não consegue sair antes do pôr do sol. Há opções de mesas e colchões com ombrelones. Localizado na Praia Brava, debruçado no mar. Para começar, um mergulho e um vinho branco bem geladinho. A cozinha é comandada pelo chef argentino Gustav Rinkevich, que utiliza a brasa como técnica, valoriza a pesca sustentável e busca os ingredientes da região. Como entradinhas, sugiro o bolinho de feijoada e o ceviche. Para o prato principal, o peixe do dia com purê de banana da terra e a farofa de castanha de pac choi. Não deixe de reservar, porque é concorrido.
- 74 – localizado dentro do Hotel Casas Brancas, no Alto do Humaitá. Proporciona uma vista fantástica da Praia dos Ossos com seus barquinhos. Recomendo a ida no fim de tarde para pegar o pôr do sol. Importante fazer reserva.
- Farinatta Bistrô e Arte – um restaurante exclusivo e escondido, próximo à Praia da Ferradura, com preços salgadinhos, mas o aconchego compensa. A dona é simpática e os pratos de nhoque leve, sem farinha, de barôa, são a grande pedida.
- Insólito – dentro do Hotel Insólito Boutique e Spa. Localizado na Praia da Ferradura. Para almoço ou jantar, é perfeito. Vista agradável. Você pode escolher a parte embaixo e pé na areia, que oferece balanços e lounges instagramáveis. A parte de cima, de frente para a piscina e para o mar, também é uma delícia.
- La Gare – uma descoberta! Localizado dentro do Hotel Vila da Santa na Praia dos Ossos. O ambiente é aberto e o atendimento compõe o diferencial. Risoto de frutos do mar e sobremesa “infância brasileira” (camadas de brigadeiro com farofa de biscoito). Música ao vivo no fim de semana.
- Chez Michou – o tradicional crepe de Búzios faz a alegria das crianças. Você é chamado pelo nome quando o seu crepe está pronto, então tem muita gente que dá nome de super heróis ou princesas. Fica na meiuca da Rua das Pedras.
- Pizzaria Primitivo – a pizza é muito gostosa, atendimento de qualidade e sai bem rapidinho. Ideal para aquele momento em que a fome bate e você quer comer na hora. Na Rua das Pedras, pertinho do Chez Michou.
- Dona Jô – restaurante na cara do gol para o pôr do sol de Manguinhos. Comida apetitosa e com bom atendimento.
- Nami Gastro Bar – um restaurante peruano divino. Um daqueles que preciso ir quando estou em Búzios. Possui novo endereço no Porto da Barra. O sucesso são as entradinhas e, com isso, acabo nem pedindo o prato principal. O preço é salgado, mas vale a pena.
- Beli Beli Gastro bar – com o visual do Porto da Barra, ótimo para drinks e comidinhas.
- Kojiki – se bater vontade de um japonês, esse é o que recomendamos. Na rua principal de Búzios, na Av. José Bento Ribeiro Dantas nº 2.700.
- Maria Maria Café – um docinho que não pode faltar. Não deixe de provar a torta de chocolate com banana. Fica na Rua das Pedras.
Partiu Búzios?