Destinos Nacionais, Maranhão, São Luís

Roteiro de 1 dia em São Luís

24 de novembro 2021

São Luís, a capital do Maranhão, possui muitos passeios culturais interessantes e gratuitos. É possível conhecê-la em meio dia, por isso reserve uma manhã ou uma tarde para rodar pelo centro histórico.

Estivemos por lá na ida para os Lençóis Maranhenses e por coincidência pegamos o aniversário da cidade. Em 08 de setembro comemora-se o dia em que foi fundada por franceses e nesse ano de 2021 completou 409 anos!

Aproveito para compartilhar o nosso roteiro pelo centro histórico. 

1) Rua do Giz

Começamos com um almoço no Restaurante Escola Senac, no coração do centro histórico. Foi delicioso e recomendo essa experiência. Ao sair do restaurante, a primeira rua à esquerda é a conhecida Rua do Giz. Já foi eleita uma das mais bonitas do país, devido aos casarões antigos, aos azulejos portugueses e à escadaria de pedra de 32 degraus. Alguns prédios estavam com obras de revitalização e manutenção.

Esta rua recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997 e os moradores têm orgulho; assim que saímos do restaurante, uma senhora nos contou sobre a importância da rua e que serviu de cenário para a novela “A Cor do Pecado”.

2) Catedral da Sé Nossa Senhora da Vitória

De lá, atravessamos a rua e subimos uma escadinha em frente ao restaurante do SENAC, encontrando a Catedral da Sé Nossa Senhora da Vitória, em homenagem à Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba. Em 1615, durante essa batalha, os portugueses estavam em desvantagem em relação aos franceses. Assim, apelaram para Nossa Senhora e funcionou. É tombada pelo IPHAN e considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Tem estilo neoclássico e altar-mor revestido de ouro. Fica localizada em frente à Praça da Mãe d’Água.

3) Palácio dos Leões

Continuamos até o Palácio dos Leões e fizemos a visita guiada gratuita em alguns cômodos do edifício, que é sede do governo do Maranhão.

A sua localização privilegiada, no alto do promontório onde nasceu a cidade de São Luís, aliada à sua trajetória histórica, à sua arquitetura e seus bens artísticos, fazem do Palácio um conjunto de fundamental importância para o entendimento da formação da identidade cultural do povo maranhense.

4) Praça dos Poetas

Logo adiante, entramos na Praça dos Poetas, com vista linda para a Baía de São Marcos. Estrutura de quiosques e banheiro.

A praça homenageia dez escritores e poetas maranhenses: Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Sousândrade, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Destêrro e Lucy Teixeira.

5) Rua Portugal e Igreja do Carmo

Próximo ponto de visitação foi a Rua Portugal, com os famosos azulejos portugueses, necessitando de uma restauração urgente para que não se perca a história. Nesse ponto, como em toda cidade grande, é preciso estar atento aos possíveis batedores de carteira.

O Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo tombados pelo IPHAN. O convento foi lugar de acontecimentos políticos importantes, como, por exemplo, onde José do Patrocínio fez o seu pronunciamento à população quando foi deportado para a Amazônia.

6) Museus da Gastronomia e do Reggae

Ao visitar o Mercado das Tulhas, no cruzamento da Rua Estrela com Portugal, visite o Museu dedicado à gastronomia maranhense. O museu do reggae é o único no Brasil dedicado ao tema.

7) Teatro Artur Azevedo

A visita guiada ao teatro é gratuita e imperdível, em razão das muitas histórias e curiosidades. São oferecidas duas opções: a rápida, feita em 15 minutos, e a mais demorada de 30 a 40 minutos. Recomendo essa última, pois percorre o palco e as coxias, dando uma visão maior do teatro.

Muitas histórias, como, por exemplo, a do lustre e de Apolônia Pinto, que nasceu dentro do teatro, tornou-se uma grande atriz e, depois, trabalhou boa parte da sua vida no Rio de Janeiro. Quando morreu, os Estados não chegaram a um consenso de onde seria enterrada. Então, metade do seu corpo está no teatro e a outra metade no Rio de Janeiro. As crianças gostaram de saber da história de fantasmas e dessa curiosidade do teatro.

8) Praia da Ponta do Farol

Nos hospedamos no Hotel Luzeiros, em frente à praia. Uma volta pela orla pode ser bastante agradável. Como pontos de interesse, vale incluir a Igreja de Santo Antônio e a Praça dos Pescadores.

9) Mercado das Tulhas

Onde você vai encontrar o artesanato e as iguarias locais. Localizado no final da Rua Portugal com a Rua Estrela.

Restaurantes:

1) Cabana do Sol: comida tradicional, como, por exemplo, o tradicional arroz Maria Isabel com carne seca. R. João Damasceno, 24, São Marcos. Telefone: (98) 3304-4235.

2) Restaurante do SENAC: recomendo para um almoço durante a visita ao centro histórico. Rua de Nazaré, 242, Centro. Telefone: (98) 3198-1100.

3) Flor de Vinagreira: culinária do litoral e do sertão elaborada pelo chef paraense Danilo Dias. R. da Estrela, 220, Centro. Telefone: (98) 99198-1800.

4) Cafofinho da Tia Dica: comida caseira maranhense, com especialidade em arroz do mar e peixes. Trav. Marcelino de Almeida, 173. Telefone: (98) 8706-5089.

Organize a sua viagem com a ajuda de nossos parceiros
Deixe o seu comentário
Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post