França, Paris

Paris: Principais Museus

27 de setembro 2020

Quando se fala em Paris, as principais atrações que vêm na cabeça são a Torre Eiffel e o Louvre. No entanto, a capital francesa vai além desses tradicionais cartões postais. As atrações culturais são riquíssimas! Separei alguns dos principais museus da cidade para você entrar nessa vibe:

Museu do Louvre

É o museu mais visitado do mundo! São 38 mil peças desde a pré-história até o século XXI, distribuídos por 72 mil metros quadrados de exposição. 227 anos de história e um acervo bastante diversificado, abrangendo muitas formas de arte, dentre elas estão antiguidade oriental, Egito, gregos e romanos, esculturas, pintura, artes gráficas e muitas outras.

Lá estão obras renomadas, como: a “Mona Lisa” – conhecida também como A Gioconda -, obra mais famosa de Leonardo da Vinci; a escultura “Vênus de Milo”, de Alexandre de Antioquia; “A Liberdade guiando o povo” – que representa a revolução francesa -, do artista Eugène Delacroix; e a escultura “Vitória de Samotrácia”, produzida por escultor desconhecido.

Em 2006, o museu foi cenário do famoso filme “O Código da Vinci”, estrelado pelo astro de Hollywood Tom Hanks. Bateu o recorde de mais de dez milhões de visitantes em 2018, número inédito para um museu internacional de belas artes e antiguidades.

Para evitar as intermináveis filas, tenha em mãos o seu ticket comprado online. As filas para a compra na bilheteria podem durar mais de 1 hora. https://www.ticketlouvre.fr/louvre/b2c/index.cfm/home.

Não basta ter os ingressos comprados, ainda assim haverá fila. As entradas pela pirâmide de vidro costumam ser as mais concorridas. No entanto, existem outras três que são menos cheias: (1) a Port des Arts (Porta das Artes), (2) Porte des Lions (Porta dos Leões) e a (3) ao lado da estação de metrô Palais Royal (linhas 1 e 7 do metrô), atravessando a Rue de Rivoli. Não há sinalização.

Mapa do Louvre

Se for com crianças, indico um roteiro sintetizado para não cansar os pequenos. Clique aqui para ver. Roteiro com crianças.

Funciona todos os dias, exceto às terças-feiras – das 9:00h às 18:00h. O ingresso individual custa 17 euros. Menores de 18 anos (mediante apresentação de documento de identidade oficial) e visitantes de 18 a 25 anos residentes da União Europeia são isentos. Rua de Rivoli, 75001. Para acessar o site: https://www.louvre.fr/

Museu d’Orsay

É o segundo museu mais importante da França, apenas atrás do Museu do Louvre. Está situado na antiga estação de trem da cidade, o edifício é uma verdadeira obra de arte.

Um dos destaques da bela arquitetura é um imenso e luxuoso relógio, localizado no alto do segundo andar. Além disso, a coleção Van Gogh é uma das mais importantes do mundo. É possível apreciar diversas formas de arte de artistas consagrados, como: Van Gogh, Gallé, Monet, Morisot, Millet, Courbet. Logo na entrada existe uma Estátua da Liberdade, feita por Frédéric Auguste Bartholdi – mesmo artista que fez a original de Nova York. As diversas esculturas em mármore chamam a atenção.

Vale mencionar que o filme “A Invenção de Hugo Cabret” foi inspirado no museu. O longa conta a história de um jovem órfão que vive solitário nos maquinários de uma estação de trem em Paris.

O local conta ainda com uma livraria, restaurante e café. Abre de terça a domingo, das 9:30 às 18:00h – exceto às quintas-feiras que o horário de funcionamento é das 9:30 às 21:45. O ingresso individual custa 14 euros. Já se estiver acompanhado por um menor de 18 anos, sai por 11 euros. Menores de 18 anos e visitantes de 18 a 25 anos residentes ou cidadãos da União Europeia não pagam. O museu está localizado no Centro de Paris, na margem esquerda do Rio Sena, na Rua de La Légion d’Honneur, 75007. Se quiser saber mais: https://www.musee-orsay.fr/

Museu de Orangerie

O impressionismo assume o papel de protagonista neste museu, onde estão as Ninféias ou Nenúfares, uma série de oito enormes quadros (com quase dois metros de altura), pintados por Claude Monet na cidade de Giverny, na Normandia. Os painéis retratam as plantas aquáticas com diferentes jogos de luzes e as salas ovais do museu dão a sensação de infinito aos visitantes.

O Museu conta com doze obras de Pablo Picasso, vinte e cinco de Auguste Renoir, quinze de Paul Cézanne e várias de outros artistas. Assim como o Museu d’Orsay, possui café e livraria em seu interior. Além de uma biblioteca, o local também é procurado para eventos privados.

Oferece aos seus visitantes guias de áudio. Funciona todos os dias, exceto às terças-feiras, 1 de maio, na manhã de 14 de julho e a 25 de dezembro, de 9:00h às 18:00h – sendo a última entrada às 17:15. O ingresso individual é de 6,50 euros. Já para menores de 18 anos, pessoas com deficiência e visitantes de 18 a 25 anos residentes da União Europeia a entrada é franca. No primeiro domingo de cada mês a entrada também é gratuita para todos os visitantes. O museu está situado no Jardim de Tulherias, junto a Praça da Concorde. Veja o site: https://www.musee-orangerie.fr/

Museu Rodin

Foi criado em 1919 pelo escultor Auguste Rodin com a sua obra! Lá, estão as esculturas mais conhecidas do artista, como “O Beijo” e “As Mãos”. Ponto alto e que já vale a visita é o jardim em torno do museu, com obras de arte belíssimas, como a escultura de bronze “O Pensador” e “Os Portões do Inferno” (portas de seis metros de altura em que Rodin trabalhou por 37 anos).

O museu recebeu 570 mil visitantes no ano passado, que puderam apreciar esculturas, pinturas, cerâmicas, fotografias, antiguidades e mais de 7.000 desenhos de Auguste Rodin. Nos finais de semana, muita gente utiliza o programa para fazer workshop de desenho e piquenique no jardim em dias de sol.

O local ainda conta com um café-restaurante. O ingresso individual custa 13 euros. A entrada é franca para visitantes de 18 a 25 anos residentes da União Europeia. Todo primeiro domingo de outubro a março, o acesso às coleções permanentes é gratuito para todos. Fica aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:30h. Rua de Varenne, 77, no mesmo espaço do Hotel Biron. http://www.musee-rodin.fr/

Centro Georges Pompidou

Também conhecido como Beaubourg, foi projetado em 1977 pelo arquiteto britânico Richard Rogers e pelo italiano Renzo Piano. O edifício é um marco da arquitetura pós-moderna e high-tech, os tubos, escadas e cores na fachada dão um charme todo especial ao local.

O complexo abrange o museu de arte moderna, a biblioteca pública e um centro de música e pesquisas. Os turistas têm a possibilidade de apreciar obras conhecidas, como: “Fonte” do Marcel Duchamp (trata-se de um urinol de porcelana branco virado para cima), o autorretrato de Frida Kahlo – “The Frame” e tantos outros.

Recebe exposições temporárias e shows de dança, teatro e música. Ainda conta com uma sala de cinema em suas instalações e uma programação especial para o público jovem, como workshops e eventos educacionais gratuitos. Abre todos os dias, exceto às terças-feiras, das 11:00 às 21:00h; às quintas-feiras, o funcionamento é até 23:00h (apenas para as exposições temporárias do nível 6). O preço do ingresso é 14 euros. Vale destacar que, no primeiro domingo de cada mês, o acesso ao museu é gratuito. Rua Beaubourg, 75004. Para ver a programação: https://www.centrepompidou.fr/

Museu Nacional Picasso

Localizado no Hotel Salé, uma mansão do século XVII extremamente charmosa, traz a maior coleção de obras de arte do Pablo Ruiz Picasso do mundo! O cubismo é destaque nesse museu, já que Picasso foi um grande nome desse movimento artístico.

O museu aborda toda a trajetória do pintor, que também era escultor, poeta e ceramista, além de documentos e fotografias que pertenceram ao artista. É no Museu Nacional Picasso que está o quadro famoso “Nu, Folhas e Busto” de 1932.

Uma parada obrigatória na Livraria-Boutique (em frente à entrada do museu), onde se pode comprar lembrancinhas que retratam as obras do artista. Até o dia 3 de janeiro de 2021, duas exposições estarão em cartaz sobre carreira do mestre espanhol: “Picasso e Banda Desenhada” e “Picasso Poeta”.

O museu abre de terça a domingo, o horário de funcionamento de terça a sexta é das 10:30 às 18:00h. Já aos finais de semanas e feriados, das 9:30 às 18:00h. O ingresso individual custa 14 euros. A entrada é gratuita para pessoas com menos de 18 anos e para os jovens com menos de 26 anos residentes ou nacionais da União Europeia (é necessário apresentar a identidade). Rua de Thorigny, 5. Para acessar o site: https://www.museepicassoparis.fr/

Organize a sua viagem com a ajuda de nossos parceiros
Deixe o seu comentário
Post Anterior
Voltar para a Home
Próximo Post